• Bombos2
Menu

Formação académica

Ano: 2011
Grau: MESTRADO
Classificação: 18
Instituição que conferiu o grau: Universidade Técnica de Lisboa
Faculdade: Faculdade de Motricidade Humana
Título da tese: ESPAÇO, RITMO, FORMA E CORPO NA DANÇA CONTEMPORÂNEA Análise dos Elementos
da Composição de Delicado, de Gilles Jobin
Orientador: Prof. Doutor Daniel Tércio Ramos Guimarães
Co-orientador:
Domínio científico: Performance artística - Dança
Anos curriculares: 2
Designação do curso: Performance artística - Dança

Actividades anteriores e situação actual
Período Cargo, categoria ou actividade Instituição
01-10-2011 a 01-7-2012
É autora e realizadora do programa da antena 2 Dança Falada,
Ouvir a dança com o Drº Daniel Tércio e Pedro Carneiro, realizado em 2012.
Antena 2
01-9-2000 a 01-12-2000
Criação Bach e Xenakis
SBC - South Bank Center no Reino
Unido.
01-9-2003 a 01-9-2014
Apresentações das criações coreográficas: Bach e Xenakia no SBC /Senta-te e Riff no CCB. /Silêncio Sequenza e Mulheres
(curta metragem) FIA, Sifle no FE e All Predcit... no Teatro de Palmela. "gesamtkunstBOTwerk: concerto simbiótico":
CCB - Centro Cultural de Belém.
FIA - Festival Internacional de Almada./
01-1-2007 a 01-7-2007
Colabora como intérprete com o corégrafo Pedro Mendes na produção coreográfica deste, nas Ruínas do Carrmo Independente
01-9-2003 a 01-7-2004
Solista no Ballet Gulbenkian, sob a direcção de Paulo Ribeiro, Fundação Gulbenkian
01-5-2002 a 01-7-2002
Bailarina na criação de Julien Monty "Rubais" em Junho 2002,
no festival "Les Affluents", em Aix-en-Provence (France)
Ballet Preljocaj
01-1-2001 a 01-7-2003
Bailarina (contrato permanente) Ballet Preljocaj, em Aix-en-Provence, França, onde dançou durante 2 temporadas.
Ballet Preljocaj
01-10-2000 a 01-7-2001
Solista na Bare Bones Dance Company, em Birmingham,
Reino Unido
Dance Ex-change
01-9-1996 a 01-7-2000
Solista no Ballet Gulbenkian, sob a direcção de Iracity
Cardoso.
Ballet Gulbenkian
01-5-1995 a 01-7-1995
Bailarina e Ensaiadora na Companhia de Dança de Lisboa,
onde leccionou e assistiu a coreógrafa Célia Gouveia, na criação do espectáculo "Cabo da Boa Esperança".
Companhia de Dança de Lisboa
01-9-1994 a 01-4-1995
Bailarina do CêDêCê, em Setúbal, sob a direcção de António
Rodrigues.
CêDêCê, Companhia de dança Contemporânea fundada por António Rodrigues e Graça Bessa
dois professores de referência.
01-9-1993 a 01-7-1994
Solista do BCR. Assistente de Coreógrafo Edvald Smirnov, no
Teatro de Cheboksary, onde foi responsável pela "montagem" de L'Arlésienne.
Ballet de Câmara de Moscovo, sob a direcção artística de Edvald Smirnov.
01-9-1992 a 01-7-1993
Bailarina na companhia Dietzki Musicalni Ballet (Moscovo,
Rússia), sob a direcção de Natalia Satz.
Dietzki Musicalni Ballet
01-1-1991 a 01-3-1991
Bailarina na produção televisiva Nacional Ucraniana a obra Carmen, do coreógrafo Vadim Fedotov, em Kiev, Ucrânia. Estagiaria no Ballet de Câmara de Kiev.
Ballet de Câmara de Kiev.
01-9-1987 a 01-7-1988
Estreia Profissional no Dança Grupo (Lisboa, Portugal), sob a direcção artística de Elisa Worm. Digressões em França (Paris), Lituânia (Vilnius e Kaunas) e Moscovo
Dança Grupo - primeiro grupo de dança contemporânea Português.
01-9-1992 a 01-7-1993
Ingressou após concurso público, na Universidade de Artes Dramáticas de Moscovo, onde frequentou os cursos de Pedagogia e Coreografia no primeiro ano, bolseira da
Secretaria de Estado da Cultura (Portugal).
GITIS
Universidade de Artes Dramáticas
de Moscovo
01-9-1988 a 01-7-1991
Em 1988 ingressou na Escola Estatal de Dança de Kiev onde estagia com avaliação, durante quatro anos como bolseira da Associação Amizade Portugal-URSS.
Escola Estatal de Dança de Kiev é a escola profissional de dança da cidade de Kiev.

Domínio de especialização

Domínio de especialização
Criação artística. Projeto doutoramento
O nosso projeto tem o objetivo de criar uma obra no contexto académico de um doutoramento.
Os conceitos random, corpo politico, corpo e corpo narrador serão alguns dos conceitos abordados e pesquisados no processo desta criação.
Actuais interesses de investigação
Random - conceito que Cunningham abordou e desenvolvido por Gilles Jobin através do autor Talbut. Conceito
de serendipity. Este será o motivo principal deste projeto, aceitando que a serendipidade nos levará a encontrar
outros estímulos que determinarão o verdadeiro processo de trabalho.
O corpo Politico . O corpo que é contemporâneo ao estado que nos foi permitido chegar atualmente. Aqui falamos dos corpos organizados por escolas e naturalmente limitados por estas, assim como o corpo que se exponencia todos os dias na tentativa de se libertar dos preconceitos que resistem à mudança. O Corpo politico.
Corpo narrador. O corpo artista, aquele que contribui ativamente na criação e que tem o conceito de random como o principal paradigma do projeto. Este corpo altera a direção da obra ao tomar decisões que prevalecem à obra fechada, criando elementos inovadores no processo de performance da criação.
Outras competências/actividades
Gestão artística de projetos sociais no âmbito da Orquestra de Câmara Portuguesa: projeto onde sou co-fundadora e desenvolvo a atividade artística versus comunidade.

Participação em projectos
Participação em projectos de investigação (coordenador/membro de equipas)
É autora e realizadora do programa da antena 2 Dança Falada, Ouvir a dança com o Professor Drº Daniel Tércio e o músico Pedro Carneiro, realizado em 2012.
"Estado do Corpo, Corpo Arquivo". Uma parceria entre a FMH e a Universidade de Lille que decorre nos anos 2104 e 2015 na FMH, Portugal e na uNiversidade de Lille em França sob a orientação dp Professor Drº Daniel Tércio e o professor Drº Phillipe de Guisman
Prémios e Distinções
Ano Prémio ou distinção Entidade promotora

Publications
Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica
RE-ENACTMENT DA OBRA "A SAGRAÇÃO DA
PRIMAVERA": ANÁLISE CONTEXTUAL DAS VERSÕES DOS COREÓGRAFOS FRANCESES ANJELIN PREJOLCAJ E MARIE CHOUINARD, submetido para a Revista O Teatro Transcende foi aceito e avaliado pela Equipe Editorial de nossa revista e será publicado na próxima Edição.
Autores Marco Aurelio Cruz Souza e Teresa Simas

Outras publicações
TÍTULO: Curso de Treinadores de Ginástica Rítmica de Grau I
AUTORES:
Helena Dias
Teresa Simas
Ana Isabel Cardoso
Catarina Leandro
Paulo V. Anacleto Barata
Marc Reis
Grafismo: Federação de Ginástica de Portugal
Coordenador de Edição: Paulo V. Anacleto Barata
Edição: Federação de Ginástica de Portugal
1ª Edição, Junho 2012
Morada: Estrada da Luz, nº30 A
1600-159 Lisboa
ISBN: 978-989-8650-29-0
"Versão 1.1 – 1 junho 2012"

TÍTULO: Curso de Treinadores de Ginástica Rítmica de Grau II
AUTORES:
Helena Dias
Teresa Simas
Ana Isabel Cardoso
Catarina Leandro
Raquel Silva (Capítulo 9)
César Peixoto (Capítulo 10)
Marc Reis (Capítulo 11)
José Ferreirinha (Capítulo 12)
Grafismo: Federação de Ginástica de Portugal
Coordenador de Edição: Paulo V. Anacleto Barata
Edição: Federação de Ginástica de Portugal
1ª Edição, Junho 2012
Morada: Estrada da Luz, no30 A
1600-159 Lisboa
ISBN: 978-989-8650-37-5
Versão 1.1 – 1/junho/2012
TÍTULO: Curso Treinadores de Ginástica Rítmica de Grau III
AUTORES:
Helena Dias
Teresa Simas
Ana Isabel Cardoso
Catarina Leandro
Raquel Silva (Capítulo 9)
César Peixoto (Capítulo 10)
José Ferreirinha(Capítulo 11)
Marc Reis (Capítulo 12)
Edição: Federação de Ginástica de Portugal
1ª Edição, Junho 2012
Morada: Estrada da Luz, no30 A
1600-159 Lisboa
ISBN: 978-989-8650-43-6
Versão 1.1 – 1/junho/2012

Comunicações
Comunicações orais por convite
Artigo em co-autoria com o Professor Doutor Daniel Tércio, conferência
Internacional de Dança em Nice, 2011.
Artigo em co-autoria com o Professor Doutor Daniel Tércio, 2º Fórum Internacional
Itinerários Musicais - Música e Gesto, Lisbon, CCB, 28-30 October 2011, org. CESEM,
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Línguas
Língua Leitura Escrita Conversação
Russo Bom Elementar Bom
Inglês Bom Bom Bom
Francês Bom n/a Bom
Espanhol (Castelhano) Bom n/a Bom