• Dança7
Menu

04-15.07.2022 | Dias úteis das 19h00 às 21h30 | Duração: 25h | Ensino à distância - via Zoom

 Inscrição

 

OBJETIVOS

Dar a conhecer o universo da música de tradição erudita europeia a pessoas sem formação específica na área; Obter uma panorâmica geral sobre o universo da música dita “clássica”, abordando, de uma forma acessível, peças, compositores, intérpretes, formas, estilos e seus contextos, fazendo a ligação a diversas áreas do saber como as artes visuais, a literatura, a história e a ciência, entre outros; familiarizar os participantes com termos como ópera barroca, forma sonata, abertura, sinfonia ou concerto, bem como com algumas das grandes questões da produção musical ao longo dos tempos; fornecer uma base sólida e um panorama geral da música europeia de tradição culta, enquadrada nas grandes correntes e transformações da História.

PROGRAMA

O Curso de Cultura Musical é um curso de introdução ao mundo da música dita “clássica”, isto é, a música de tradição culta europeia, desde o fim do século XVII até meados do século XX. Abrangendo quase trezentos anos de tradição musical, este curso destina-se primeiramente ao público não especializado em História da Música, mas também a alunos que, tendo já tido um primeiro contacto com a história das principais correntes musicais europeias, queiram complementar esta temática juntando-lhe uma abordagem interdisciplinar e transversal a outras áreas do conhecimento. Em cada aula será abordado um tema, conceito e/ou período histórico relacionado com um conteúdo musical, fazendo a ligação a outros domínios do saber como a literatura, a história, as artes e as ciências, entre outros. Trata-se de uma aproximação a este universo, de forma abrangente e genérica, mas nem por isso menos ambiciosa, tratando tanto o geral (estilo, correntes, contexto, influência) como o particular (petites histoires, singularidades, características específicas de uma peça escolhida). Os participantes serão sensibilizados para a importância do contexto histórico, para as periodizações habitualmente usadas na história da música, para os diferentes estilos musicais e para as dinâmicas de continuidade e de rutura, enfatizando o olhar do tempo longo sem descurar, sempre que se justifique, a minúcia do detalhe. A escolha dos temas não pretende de forma alguma cobrir a totalidade das correntes e estilos musicais no período em causa; pelo contrário, apresenta linhas de orientação para melhor compreender o repertório habitual em salas de espetáculos e sugerir, para cada um dos temas, contrapontos porventura menos conhecidos.
 
 
Programa do curso:
  • Aula 1: Jardins barrocos e florestas encantadas: a ideia de natureza e o artifício do engenho
  • Aula 2: Meninos-prodígio e meninos de coro, de Bach a Mozart e o Seminário da Patriarcal
  • Aula 3: Sonho de uma noite de verão: Mendelssohn e Bach
  • Aula 4: Música programática e música absoluta
  • Aula 5: Fumos e elixires: Liszt, Wagner e a obra de arte total
  • Aula 6: Regresso ao tempo perdido com Proust, Paris e a Belle Époque
  • Aula 7: Freud, Viena e a consciência do fim
  • Aula 8: Je ne veux travailler, je veux fumer: o dealbar do século XX e a importância do contexto
  • Aula 9: Admirável mundo novo, ou um ditador e um pianista entram num bar: de Hindemith a Chostakovitch
  • Aula 10: Revolucionando a tradição: Schoenberg, Webern e Berg

 

Docente: Inês Thomas Almeida
Inês Thomas Almeida é musicóloga, doutorada em Ciências Musicais Históricas pela Universidade Nova de Lisboa e investigadora integrada do INET-MD/FCSH. Recebeu, pela sua tese “O olhar alemão: as práticas musicais em Portugal no final do Antigo Regime segundo fontes alemãs”, sob orientação de Rui Vieira Nery, a classificação máxima por unanimidade. A sua investigação incide sobre a música no século XVIII, relatos de viagem, mulheres e música, e redes culturais transnacionais. Recebeu por duas vezes uma Bolsa de Mérito da Universidade de Évora, atribuída ao melhor aluno de cada curso. Viveu na Alemanha entre 2003 e 2016, onde criou uma ONG para o apoio à comunidade portuguesa em Berlim. Neste âmbito, foi responsável por inúmeras iniciativas de cariz cultural, social e humanitário e recebeu várias distinções pelos serviços prestados à comunidade. Foi docente de História da Música na Academia Nacional Superior de Orquestra. Tem artigos publicados em revistas científicas da especialidade.
 
Docente responsável: Rui Vieira Nery
Rui Vieira Nery é musicólogo, professor associado da Universidade Nova de Lisboa e investigador do INET-md. Doutorou-se em Musicologia pela Universidade do Texas em Austin. Na Fundação Calouste Gulbenkian foi Diretor-Adjunto do Serviço de Música, Diretor do Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e Diretor do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas. É autor de diversos estudos sobre História da Música Portuguesa, dois dos quais receberam o Prémio de Ensaísmo Musical do Conselho Português da Música, bem como de largo número de artigos científicos publicados em revistas e obras coletivas especializadas, tanto portuguesas como internacionais. Foi condecorado com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique por serviços prestados à Cultura portuguesa e com a Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa. Foi Comissário Nacional para as Comemorações do Centenário da República e Presidente da Comissão Científica da candidatura do Fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade.